segunda-feira, 3 de abril de 2017

[InE] Roteiro Sintra 1 dia

Roteiro 1 dia Sintra (bate e volta de Lisboa)

Olá, viajantes! Hoje venho, como prometido, falar um pouco da viagem de bate e volta à Sintra, que é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, na região de Lisboa, sub-região da Grande Lisboa e na Área Metropolitana de Lisboa (eita!). Basicamente um lugar mágico, maravilhoso, mas que se recusa a subir à categoria de cidade.

Para sua viagem de bate e volta à Sintra, é melhor prestar atenção nas seguintes recomendações: um guarda-chuva (sim), uma blusinha de frio (mesmo que esteja calor, em algum momento IRÁ esfriar), sapatos confortáveis, uma mochila com garrafinha d’água e lanchinhos. Isso tudo porque o dia será longo e cansativo!

Confesso que não sei pessoalmente qual trem tomar em Lisboa, porque seguimos as recomendações da nossa amiga brasileira que mora lá faz anos e nos deu uma mão (fomos à estação Roma-Areeiro e sabe-se lá como chegamos à Sintra), mas para vocês que não têm um anjo da guarda tão forte – ou que simplesmente são prevenidos – melhor pegar o trem ~comboio~ na estação ferroviária do Rossio.

Ah, preparem os bolsos porque absolutamente tudo se paga em Sintra. Como mochileiros pobres que somos, meus amigos e eu fomos com dinheirinho contado para almoço e ônibus hop-on/hop-off (que infelizmente são essenciais para se visitar todos os pontos turísticos de Sintra, é tudo muito longe!!!).

O ponto dos ônibus hop-on/hop-off está logo na frentinha da estação de onde desembarcamos em Sintra. Se você quiser conhecer a maior parte dos pontos turísticos, é recomendável que chegue bem cedo para pegar logo o primeiro ônibus, que sai às 9h30. Outra coisa, as principais atrações se dividem em duas rotas, a 434 (Circuito da Pena) e a 435 (Villa Express 4 Palácios). O bilhete se compra com o motorista mesmo e vale para uma “rodada”.

Sugestão de roteiro:

- Começar com a linha 434, parando nos seguintes pontos turísticos: Palácio Nacional de Sintra, Castelo dos Mouros, Palácio da Pena e voltando para a estação de Sintra.

- Após um almoço ou um descanso, subir na linha 435, passando por: Quinta da Regaleira, Palácio de Seteais e Palácio de Monserrate.

Para um turista que chega cedo e tem capital $$$ suficiente, essa é a rota recomendada. Porém, não foi o meu caso, assim que contarei o que visitei e o que mais gostei.

Encarando uma fila gigantesca, meus amigos e eu adentramos a linha 434. Passamos de vista pelo Palácio Nacional de Sintra e decidimos parar no Castelo dos Mouros.

1) Castelo dos Mouros

O "castelinho"...
 Eu diria que é o local onde mais vale a pena investir os suados eurinhos para entrar e conhecer, mas nada bate a Quinta da Regaleira, então ponho o Castelo no segundo lugar. Juro que isso não é pouca coisa, porque não me arrependo em momento algum de ter entrado. A vista é SEM EXPLICAÇÕES. O Castelo dos Mouros é nada mais, nada menos do que uma fortificação construída em torno do século X após a conquista muçulmana da Península Ibérica. Dá para ver completamente tudo lá de cima. Cada cantinho tem uma história e uma curiosidade e das pedras emana uma energia indescritível.

A vista

Sem falar que o caminho até o Castelo é muito gracinha, temos que descer a pé uma estradinha dentro da reserva até chegar à entrada. Amorzinho demais!

2) Palácio da Pena
Ele está no topo da montanha, ainda mais alto que o Castelo dos Mouros, e é incrível quando vamos subindo a estrada e nos deparando com flashes das cores do Palácio...
Por fora, só um palácio com umas cores bem bacanas, mas dizem que por dentro é muito rico em conhecimento e cultura! Os cômodos se mantém decorados como outrora, o que conquista a todos que adentram o local. Infelizmente tive que me contentar com uma pequena visão da área externa e seguir adiante.

Voltamos para o centro da cidade, onde aproveitamos para almoçar e comer a famosa queijadinha (hmm, rota culinária é comigo mesmo!). Apesar de não termos visto muita coisa, já estava na hora do rango, então sugiro que cheguem cedo caso queiram aproveitar melhor a vila!

Aproveitando que estávamos por ali, decidimos passar pelo Palácio Nacional de Sintra.

3) Palácio Nacional de Sintra
Novamente não “entramos” nos cômodos decorados, mas meu amigo Júnior descobriu uma passagem secreta para um jardim maravilhoso no fundo do palácio. Apesar de ter resistido no começo, acabei por seguir meus amigos e valeu muito a pena. (Até hoje não sei se podia ou não entrar lá, mas...)

Seguem fotos porque muito lindo:

A fachada do Palácio

Vista frontal

Vista dos fundos!!!
 Saindo de lá, decidimos subir a pé até a Quinta da Regaleira, porque... bem, porque sim. Inclusive não é tão longe assim e o caminho até lá é bem bonito!

4) Quinta da Regaleira

POR FAVOR, entrem. Com tempo suficiente para se perder lá dentro em todos os cantos possíveis daquela mansão. Basicamente a história da Quinta é que um cara bem rico chamado Carvalho Monteiro decidiu construir um espaço grandioso e repleto de símbolos em sua mansão, e assim o fez.

Passar principalmente: na Torre da Regaleira, no Palácio da Regaleira, na Capela da Santíssima Trindade, no Patamar dos Deuses e no Poço iniciático (!!!!!), que é simplesmente um POÇO INVERTIDO. Queeeeeeê??

Palácio da Regaleira
Torre da Regaleira

Capela da Santíssima Trindade

Poço iniciático

Fiquem tranquilos que na entrada o pessoal dá um mapa que vai salvar a vida de vocês.

Saindo de lá, não nos restava muito tempo, então pudemos conhecer somente mais um ponto turístico:

5) Palácio de Seteais

Foi construído no século XVIII para o cônsul holandês, Daniel Gildemeester, numa porção de terra cedida pelo Marquês de Pombal. Presentemente, pertence à empresa hoteleira Tivoli Hotels & Resorts (valeu, Wikipedia!). Chique, hein?

O ponto alto é um arco lindo e a vista para o Palácio Nacional da Penha. Infelizmente meu celular já não tinha bateria e não pude tirar fotos. :(

Enfim, voltamos à estação e aí o anjo da guarda já tinha nos abandonado, de modo que fomos parar na estação do Rossio e tivemos que pegar metrô para a casa da nossa amiga. Mas tudo bem, porque a viagem foi incrível!

Quem tiver a disponibilidade de dormir em Sintra para conhecer com mais calma, o faça. Todo cantinho da vila é mágico e faz bem para a vista.

Bem, é isso, viajantes! Na próxima semana volto com roteiro de 1 dia em Coimbra, para quem for prosseguir com o mochilão até Porto (<3 cidade amor da minha vida). E para quem ainda não viu, fiz roteiros de 1 dia e 2 dias em Lisboa ;)